segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HOMENAGEM AOS PROFESSORES 2011

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA RUBENS VAZ




Origem do dia do professor
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes: Site www.diadoprofessor.com.br  /  Site www.unigente.com

 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

O tema da CF 2011 é "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe anualmente algum tema de relevância para auxiliar a caminhada dos católicos durante os quarenta dias que separam a Quarta-feira de Cinzas da Páscoa – denominado "Quaresma" no calendário litúrgico. (fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=280711


HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011



 

terça-feira, 29 de junho de 2010

FESTA JUNINA


Aconteceu no dia 24/06/10 o "Arraiá do cumpadi Rubens Vaz", foi um momento de integração da comunidade escolar e de muita animação. Fomos prestigiados com a presença do vice-prefeito Paulo Guerra e da secretária de educação Cláudia de Paula. Foi realizada uma gincana com os turnos: manhã (cumades da manhã) x tarde (pessoar da tardi). As tarefas foram cumpridas com muito empenho pelos alunos e professores entre as quais tinha: quadrilhas, barracas com deliciosas comidas típicas, rainha caipira, concurso de forró e uma linda decoração destacando as cores verde e amarelo. O grande vencedor gincana foi o turno da tarde.



MOMENTOS DO ARRAIÁ

quarta-feira, 9 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - AFRICA DO SUL

O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol. A Copa do Mundo da África do Sul será a primeira a ser realizada no continente africano.

A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este será o maior evento esportivo no continente africano que até então não sediou nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004, em Zurique, foi decidido que a África do Sul será a sede da Copa de 2010. Líbia e Tunísia desistiram da competição.

Fonte: http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/copa-mundo-2010

MASCOTE DA COPA 2010


Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo
O que é Zakumi?
Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).

O que significa Zakumi?
O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
Fonte: http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/

SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO

A seleção brasileira é a única que participou de todas as Copas do Mundo de futebol. Foram 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), 2 vice-campeonatos (1950 e 1998), dois terceiros lugares (1938 e 1978) e um quarto lugar (1974) em 18 participações.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

http://www.megamensagens.com/mensagens-de-natal/feliz-natal1/

Feliz Natal

Podemos dizer Feliz Natal,
Se não abrimos o coração
Se não amamos a vocês, irmãs e irmãos,
Se estamos sempre pensando no mal?

Não! Seria pura hipocrisia!
Perante o Pai Celestial
Só pode soar Feliz Natal
Quando pronunciado com sinceridade e alegria!

Precisamos nos despojar dos caprichos,
Retirando de dentro de nós impurezas e lixos:
Egoísmo...orgulho...rancor...

Natal é tempo para oferecer,
Semear e colher
Feliz Natal! Paz... esperança... amor

mensagems para voce natal :prof Iris e aluno (9ano A)PEDRO HENRIQUE

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Significado dos símbolos de Natal

Significado dos símbolos de Natal
fonte de pesquisa -http://www.luteranos.com.br/articles/7887/1/Significado-dos-simbolos-de-Natal/1.html Dr. Valério Guilherme Schaper

Certamente, de todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas, pois é carregada de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. Ao mesmo tempo em que a cidade soma-se, com seu comércio febril, aos festejos do Natal, esvazia sua riqueza simbólica. Os símbolos não querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai além do nosso horizonte de compreensão. Não fechemos, então, as portas para compreender esse ALGO MAIS que Deus diz através dos símbolos do Natal.

PINHEIRO - Deus afirma que Ele é como o "cipreste" que mantém suas folhas sempre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperança, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperança (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15). Nos países onde há neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no rigor do inverno. Como árvore de Natal é citado na Europa, pela primeira vez, em 1539 e difundiu-se a partir do séc. XIX. O costume europeu tornou-se uma referência, não obstante as diferenças culturais e climáticas. No nordeste do Brasil, a planta que se conserva verde mesmo durante a seca é o Xiquexique, uma cactácea.

ESTRELA(S) - Enfeita-se o pinheirinho com estrelas ou então se fazem estrelas de papel de cores variadas ou papel transparente. A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.

VELA(S) - A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor.

PRESENTE(S) - A idéia de trocar presentes no Natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). O grande e imerecido presente mesmo é Deus que nos oferece em Cristo: uma vida abundante e repleta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é para todos. O simbolismo do presente não é que, egoisticamente, acumulemos um monte de presentes ou presenteemos com segundas intenções. O simbolismo do presente é a partilha que permite que pessoas excluídas tenham acesso à vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos. Presentear o necessitado é abrir as portas para o Senhor nascer!

COROA DE ADVENTO** - ADVENTO quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, está para acontecer, chegou a hora de se concretizar.

Cada domingo de advento acendemos uma vela na coroa e lembramos:

* 1ª vela: os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento;
* 2ª vela: João batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
* 3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
* 4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.

A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei.
Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.


Pesquisa feita pelo aluno Pedro - 9º ano

terça-feira, 17 de novembro de 2009